Fechar
GP1

Brasil

Colégio do Rio de Janeiro libera uso de saia para meninos

Também já é adotado o nome social na chamada.

O Colégio Pedro II, escola federal fundada em 1837 liberou o uso de saias para os meninos. Agora, não há mais distinção de uniformes masculino e feminino. De acordo com informações do Estadão, em 2014, os estudantes fizeram um “saiato” após uma aluna transexual vestir a saia de uma colega e ser obrigada a mudar de uniforme;

Desde de maio deste ano, o Pedro II também adota na lista de chamada o nome social escolhido por alunos e alunas transexuais. Agora, uma portaria publicada em 14 de setembro lista o uniforme sem distinguir que peças devem ser utilizadas para uso masculino e feminino. Antes da decisão, as meninas deviam usar saia e camisa branca e os meninos calça de brim e camisa totalmente branca;

O reitor do Colégio, Oscar Halac, defende que a escola está cumprindo uma resolução do Conselho Nacional de Combate à Discriminação LGBT (órgão ligado ao Ministério da Justiça). “Não se trata de fazer ou não distinção de gênero. Trata-se de cumprir resolução. Eu apenas descrevo as opções de uniforme; deixo propositalmente em aberto, para o uso de acordo com a identidade de gênero”, afirmou. 

O reitor diz ainda que a medida tem ainda objetivo de “contribuir para que não haja sofrimento desnecessário” entre estudantes transexuais. “A escola pública precisa sinalizar que é hora de parar de odiar por odiar”, concluiu o reitor.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.