Fechar
GP1

Brasil

Dilma Rousseff defende a implantação do socialismo no Brasil

Ex-presidente admitiu, contudo, que até o momento não há exemplos bem sucedidos de regime socialistas.

A ex-presidente Dilma Rousseff afirmou, em entrevista concedida ao portal Opera Mundi no dia 08 de junho, que um sonho do Partido dos Trabalhadores (PT) é implantar o socialismo no Brasil. Mesmo elogiando a China, a petista admitiu, no entanto, que até o momento não há exemplos de experiências bem sucedidas de regimes socialistas.

De acordo com a revista Oeste, Dilma foi indagada sobre sua visão a respeito da superação do capitalismo e a implantação do socialismo. “Sempre sonhamos com isso, talvez, essa seja a nossa utopia. Uma outra sociedade. Sem a menor dúvida, não queremos as sociedades socialistas históricas, que surgiram depois de 1917 [ano da Revolução Russa]”, declarou.

Para a ex-presidente, a China é um exemplo de país a ser observado. “Precisamos ver se, de fato, os chineses conseguirão um processo de transformação que acompanhe os aspectos sociais, econômicos, culturais e democráticos. Acompanho muito a experiência chinesa. Eles têm feito algumas inovações, principalmente na promoção do socialismo de mercado”, colocou.

Mesmo fazendo essa defesa, Dilma ponderou que ainda não houve nenhuma experiência bem-sucedida de países socialistas. “Esse é um grande desafio, não houve uma experiência histórica que permita isso. Mas é um sonho da humanidade, há muito tempo”, frisou.

Por fim, a ex-presidente disse que o socialismo deveria ser construído atrelado a um desenvolvimento sustentável. “A sociedade tem de contemplar a questão da natureza, e também a capacidade de termos uma relação com a natureza que não seja igual à atual, que eleva a temperatura, emite gases de efeito estufa e cria pandemias e doenças. Talvez estejamos em um momento histórico especial, em que se amadureceram mais ainda as condições para que pensemos a respeito de uma outra sociedade, socialista, democrática e que respeite o meio ambiente”, concluiu Dilma.

Confira a entrevista abaixo:

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.