Fechar
GP1

Brasil

Lula planeja volta do Mais Médicos, que repassava dinheiro para Cuba

As vagas serão ofertadas aos médicos brasileiros e as que restarem poderão ser ocupadas por estrangeiros.

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por meio do Ministério da Saúde, vai retomar o programa Mais Médicos e vai ofertar vagas para profissionais estrangeiros. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (04) pelo secretário de Atenção Primária à Saúde, Nésio Fernandes.

De acordo com o secretário, inicialmente as vagas serão oferecidas aos médicos brasileiros. Depois, os postos não preenchidos poderão ser pleiteados por brasileiros formados fora do país e por estrangeiros.

“A agenda de retomar o Mais Médicos é imediata. Queremos colocar médicos em todos os municípios brasileiros em um curto período de tempo”, declarou Nésio Fernandes à Folha de S.Paulo.

O programa Mais Médicos foi criado em 2013 pelo governo de Dilma Rousseff (PT), e gerou polêmica, isso porque os médicos cubanos atuavam no Brasil por meio de um convênio firmado com Cuba intermediado pela Organização Pan Americana da Saúde (OPAS), em que 70% da remuneração desses profissionais ia para o governo cubano e somente 30% ficava com os trabalhadores da saúde.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.