Fechar
GP1

Brasil

Instalação da CPI da Braskem é adiada para quarta-feira (13)

O presidente da comissão, senador Otto Alencar (PSD-BA), alegou "falta de tempo".

O senador Otto Alencar (PSD-BA) adiou a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Braskem para esta quarta-feira (13), às 9 horas da manhã. A informação foi confirmada pela equipe do parlamentar, que vai presidir a sessão de instalação do colegiado.

A CPI já possui seus 11 membros titulares indicados pelos partidos. Anteriormente, a instalação seria feita nesta terça-feira (12) pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL), autor da CPI, porém Otto Alencar assumiu a presidência após aderir à comissão por ser o parlamentar mais velho.

Segundo o presidente da CPI, a instalação foi adiada por “falta de tempo”. Mesmo assim, a expectativa que cerceia a instalação da comissão é que Renan Calheiros assuma a relatoria e o senador Omar Aziz (PSD-AM) seja o presidente da CPI da Braskem.

Colapso em Maceió

A mineradora Braskem é investigada pela responsabilização do afundamento de alguns bairros de Maceió, causados pelo colapso de uma das minas que extrai sal-gema na região. Nesse contexto, o prefeito da cidade, João Henrique Caldas (PL) também pode se tornar alvo da CPI, o que seria prejudicial para sua candidatura à reeleição em 2024.

Mesmo diante da tragédia, o governo Lula ainda espera apresentar outra alternativa, visto que as investigações podem atingir a Petrobras e a Novodor, antiga Odebrecht. Esse cenário é temido especialmente pelas duas estatais possuírem grande das ações da Braskem.

Diante disso, o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA) aconselhou aos parlamentares da base a não assinar a criação da CPI, que só recebeu assinatura do senador Paulo Paim (PT-RS). A sigla também demorou a indicar os nomes para indicar ao colegiado, e oficializou o nome de Rogério Carvalho como titular e Fabio Contarato como suplente nessa segunda-feira (11).

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.