Fechar
GP1

Brasil

Brasil é o país com maior número de casos de dengue no mundo, diz OMS

Entre as principais causas está o aumento da temperatura global, permitindo a sobrevivência do mosquito.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil lidera o ranking de número de casos de dengue no mundo, com 2,9 milhões de casos registrados em 2023, o que representa mais da metade dos cinco milhões de casos registrados no mundo neste ano. Os dados referem-se ao período de 1º e janeiro a 11 de dezembro.

Entre os principais motivos apontados pela organização para que o Brasil ocupe a primeira posição, está a crise climática, que eleva a temperatura e permite que o Aedes Aegypit sobreviva em ambiente onde antes isso não ocorreria. Além disso, o fenômeno El Niño registrado em 2023 acentuou ainda mais o aquecimento global, favorecendo o mosquito.

Foto: Divulgação/AscomMosquito da dengue
Mosquito da dengue

Em todo o mundo, a OMS relatou mais de 5 milhões de infecções por dengue e 5.000 mortes pela doença. As Américas registraram aproximadamente 4,1 milhões desses casos, seguido do Sudeste Asiático e do Pacífico Ocidental. Nos continentes americanos, Peru e México ocupam a segunda e terceira posições.

Brasil

Do total de casos constatados no Brasil, 1.474, ou 0,05% do total, são casos de dengue grave, também chamada de dengue hemorrágica. Dessa forma, o país é o 2º na região com o maior número de casos mais graves, atrás apenas da Colômbia, com 1.504 casos.

O Ministério da Saúde anunciou, na quinta-feira passada (21), a incorporação da vacina contra a dengue, Qdenga, ao Sistema Único de Saúde (SUS), com início da vacinação previsto para fevereiro de 2024. Com essa medida, o Brasil vai se tornar o primeiro país a oferecer acesso público a essa vacina através de um sistema de saúde universal.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.