Fechar
GP1

Brasil

"O sonho do pobre no Nordeste é ser pobre no Sul", diz ministro de Lula

Declaração de José Múcio foi feita em evento sobre defesa e segurança.

O ministro da Defesa do Governo Lula, José Múcio Monteiro, fez uma declaração controversa durante uma palestra realizada pelo Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE). Ele afirmou que o desejo dos pobres do Nordeste é se tornarem pobres no Sul do país.

O vídeo contendo a fala de Múcio está disponível no YouTube a partir dos 32 minutos. Durante sua apresentação, o ministro defendeu a união entre "vencedores e vencidos" como forma de solucionar os problemas econômicos e sociais do Brasil. No entanto, ao mencionar a diversidade econômica e social do país, ele fez o comentário controverso, afirmando que o sonho dos pobres no Nordeste é se tornarem pobres no Sul, pois isso significaria viver em uma região diferente.

“Esse país é um continente. Digo muito que nós somos cinco países, nem os pobres são os mesmos neste país. O sonho do pobre no Nordeste é ser pobre no Sul, que vai viver numa região diferente”, declarou José Múcio.

Além disso, durante o mesmo evento, o ministro da Defesa descartou a existência de um "grande líder" nos ataques ocorridos em 8 de janeiro, em Brasília, e negou o envolvimento das Forças Armadas nesses eventos. Ele alegou que embora alguns militares do Exército, Aeronáutica ou Marinha possam ter desejado um golpe, as pessoas que participaram da manifestação na Praça dos Três Poderes não faziam parte das fileiras militares. Segundo ele, foram pessoas de fora estimuladas por indivíduos irresponsáveis e arruaceiros.

“Havia vontades individuais que houvesse um golpe. Mas não havia um líder. Algum militar do Exército, algum militar da Aeronáutica, algum militar da Marinha queria golpe? Acredito que sim. Mas as pessoas que vieram para a Praça dos Três Poderes no dia 8 não saíram de lá [dos acampamentos em frente ao quartel do Exército]. Foi gente de fora estimulada por irresponsáveis, baderneiros. As Forças Armadas não participaram”, declarou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.