Fechar
GP1

Brasil

Fila de espera do INSS chega a 1,2 milhão de pessoas

O último boletim Estatístico da Previdência Social informou um crescimento de 29,03%.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), divulgou os dados entre dezembro de 2022 e abril de 2023, e constatou que 270 mil pessoas entraram na lista de espera pelo benefício. O crescimento é de 29,03%.

Dentre os motivos estão a espera pela perícia por incapacidade de trabalho, pensão por morte e concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) pago às pessoas com deficiência e a idosos de baixa renda.

Os números contradizem as promessas de campanhas feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que liquidaria a espera caso fosse eleito. “É possível fazer (zerar a fila). Se nós voltarmos à Presidência da República, vamos fazer isso, porque o mundo digitalizado está muito mais moderno, e as pessoas que fizeram a primeira vez estão todas vivas e muito dispostas a trabalhar", declarou Lula na véspera do segundo turno das eleições.

De acordo com o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, o governo precisa suplementar o orçamento e conceder até 900 mil benefícios a mais do que o previsto para 2023. "Teremos que encontrar uma solução para o pagamento", declarou Lupi no dia da reunião.

Ainda segundos os dados, os beneficiários esperam, em média, 67 dias para terem acesso à aposentadoria, podendo chegar a até 159 dias para outros benefícios, como pedidos de auxílio para acidentes de trabalho. Pela lei, o tempo médio de espera para concessão dos benefícios deve ser de 45 a 60 dias.

Com colaboração do repórter Mateus Rocha para o GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.