Fechar
GP1

Brasil

PMs processam Globo por usar "chacina" na cobertura da Operação Escudo

Band e TV Cultura também foram denunciadas na ação que tramita na 32ª Vara Cível do TJ de São Paulo.

A Federação Nacional de Entidades de Praças Militares Estaduais (Fenepe), que representa mais de 40 entidades de policiais militares e bombeiros do Brasil, ingressou com um processo contra as emissoras Globo, Band e TV Cultura pelo uso da palavra “chacina” na cobertura da Operação Escudo. O processo tramita na 32ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).

A Operação Escudo foi deflagrada no dia 28 de julho, em Santos e Guarujá, no litoral de São Paulo, e seguiu até 5 de setembro depois do assassinato do policial militar da Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), Patrick Bastos Reis. 22 pessoas morreram na ação.

Os representantes dos PMs querem impedir que a Globo e demais emissoras usem o termo “chacina” para definir as ações da polícia por ser considerada uma “ofensa à corporação”.

“Cobertura “irresponsável”

No processo, a Fenepe cita, por exemplo, reportagens exibidas no Jornal Nacional, Bom Dia Brasil, Jornal da Cultura, Jornal da Band e Brasil Urgente.

Os PMs disseram que a Globo, a Band e a Cultura fizeram cobertura “irresponsável” da Operação Escudo. “As requeridas estão noticiando de forma irresponsável o evento ocorrido, denominando-o como ‘chacina’ e ‘tortura’, cujas notícias estariam afetando a família de diversos policiais/praças militares perante a sociedade civil”, disse a Fenepe.

O órgão também argumentou que as notícias das emissoras estão “deteriorando” a opinião pública sobre a PM, “criminalizando as ações dos policiais”.

A Fenepe requereu uma liminar para impedir que as emissoras usem os termos “chacina”, “extermínio” e “tortura” em reportagens sobre a operação, com multa de R$ 10 mil por dia em caso de descumprimento.

O juiz Fábio de Souza Pimenta negou a primeira tutela de urgência enquanto a ação não é julgada. Ele vai tomar a decisão depois que as emissoras apresentarem suas defesas.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.