Fechar
GP1

Brasil

Asteroide do tamanho do Maracanã vai passar pela Terra nesta sexta

Segundo a Nasa, agência espacial norte-americana, o asteroide é considerado “potencialmente perigoso”.

Um asteroide do tamanho do estádio Maracanã passará pela Terra às 11h41 (horário de Brasília) desta sexta-feira (02). Chamado de 2008 OS7, o asteroide mede cerca de 271 metros de diâmetro e está em rota de aproximação do planeta.

Segundo a Nasa, agência espacial norte-americana, o asteroide é considerado “potencialmente perigoso”, quando ele tem mais de 140 metros de diâmetro e se sua distância da órbita da Terra em torno do Sol for de ao menos 7,5 milhões de quilômetros.

A distância do 2008 OS7 até o planeta Terra será de 2,8 milhões de quilômetros e é quase do tamanho do maior estádio do Brasil, o Maracanã, no Rio de Janeiro, que mede 317 metros em seu eixo maior.

Sem preocupação

Apesar da dimensão do asteroide, a Nasa garante que não há preocupações, pois o risco de uma colisão é praticamente inexistente. “Não precisamos nos preocupar muito com isso, pois esse asteroide não entrará na atmosfera da Terra, embora ainda se aproxime dela”, avaliou o cientista planetário Minjae Kim, investigador do Departamento de Física da Universidade de Warwick.

Minjae Kim explicou que há milhões de asteroides no nosso sistema solar, dos quais aproximadamente 2.350 foram classificados dessa forma. “A próxima abordagem significativa da Terra por uma dessas rochas será o 99942 Apophis, em 14 de abril de 2029”, anunciou o investigador.

Segundo o cientista, este asteroide não é grande o bastante para que seja visto a olho nu.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.