Fechar
GP1

Brasil

INSS convoca 4 milhões de aposentados e pensionistas para fazer prova de vida

Em caso de dúvidas sobre o procedimento e como fazê-lo, a orientação é ligar na central telefônica: 135.

Mais de 4 milhões de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) serão obrigados a fazer prova de vida para que o pagamento não seja bloqueado. Os beneficiários deverão buscar atendimento nas agências bancárias ou usar o aplicativo Meu INSS para realizar o procedimento.

As pessoas nascidas entre os meses de janeiro e março que deverão fazer a prova de vida já estão recebendo a notificação pelo aplicativo Meu INSS, bancos ou central telefônica 135. Após receber a notificação, o segurado tem até 60 dias para realizar a comprovação de que está vivo. Caso o procedimento não seja feito, o recebimento da aposentadoria ou pensão pode ser bloqueado.

Em 2023, o procedimento anual tornou-se automático, porém, o governo Lula anunciou a convocação de beneficiários não encontrados em bases de dados oficiais.

Em caso de dúvidas sobre a necessidade de fazer o procedimento e como fazê-lo, a orientação do INSS é ligar na central telefônica: 135.

Servidores públicos federais aposentados e pensionistas federais

Para os pensionistas federais e servidores públicos federais aposentados que não foram localizados na nova base de dados do governo, a prova será exclusivamente on-line.

Nesses casos, ainda conforme as orientações do INSS, a pessoa deverá realizar o procedimento no mês do aniversário, utilizando apenas os aplicativos Sougov.br e Gov.br, ou comparecendo à agência bancária responsável pelo pagamento.

Caso seja notificado, saiba o que vale como sinal de vida para o INSS

Para comprovar que está vivo, os beneficiários notificados têm as seguintes opções: acessar o aplicativo Meu INSS com a biometria; receber atendimento pessoalmente em agência da Previdência Social; receber o pagamento do benefício com biometria; fazer um empréstimo consignado com biometria; fazer atualizações no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal ou fazer a “prova de vida” presencialmente em agência da Previdência Social ou no banco onde recebe o benefício.

O que mudou em 2023

Em 2023, a prova de vida presencial nos bancos, com a apresentação de documento e autenticação de biometria, deixou de ser obrigatória. e o procedimento passou a ser realizado pelo próprio INSS de forma automática. Para confirmar a “prova de vida”, o INSS passou a fazer um cruzamento de bases de dados de órgãos públicos e de empresas.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.