Fechar
GP1

Brasil

Promotor é acusado de chamar advogada de ‘galinha’ durante julgamento em MG

A OAB acionou o Conselho Nacional do Ministério, pediindo o afastamento do promotor de Justiça.

O promotor Francisco Santiago, do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MP-MG), se tornou alvo de denúncia, acusado de proferir ofensas contra uma advogada durante uma audiência. Sarah Quinetti Pironi afirma que o representante do órgão ministerial a chamou de “galinha garnizé” e “histérica”, e insinuou que ela faria um “striptease” no tribunal.

O fato aconteceu durante sessão do Tribunal do Júri realizada no dia 26 de março, quando era julgado um caso de homicídio. A advogada reclamou de ser interrompida repetidas vezes pelo promotor enquanto falava, quando tiverem início as ofensas.

Foto: ReproduçãoPromotor Francisco Santiago e a advogada Sarah Quinetti Pironi
Promotor Francisco Santiago e a advogada Sarah Quinetti Pironi

Após o início da discussão, Sarah Quinetti começou a gravar um vídeo, pedindo que o promotor repetisse as agressões verbais. “Fale agora que eu vou fazer strip-tease, o senhor tem coragem, então fale. Isso aqui é fazer um striptease? Me respeite, doutor”, diz a advogada na gravação. Ao fundo, é possível ver o promotor respondendo: “ela é neurótica, ela é neurótica”.

OAB quer afastamento do promotor

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ingressou como parte interessada no procedimento aberto por alguns advogados junto ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), pedindo o afastamento do promotor Francisco Santiago, bem como a abertura de um processo disciplinar em seu desfavor.

“Quero assegurar para a advocacia de Minas Gerais que aqueles que desrespeitam e ofendem a advocacia, que violam as nossas prerrogativas profissionais, especialmente que ofendem as mulheres advogadas, não terão vez. A OAB Minas estará ao lado do advogado e da advogada e será sempre proativa em face dos ofensores da classe. Seja quem for que estiver do outro lado, a OAB Minas estará ao lado de cada advogado e advogada. Nós somos a voz da cidadania e essa voz nunca será calada”, declarou o presidente da OAB de Minas Gerais, Sérgio Leonardo.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.