Fechar
GP1

Brasil

Eduardo Leite deixa PSDB e deve se filiar ao PSD em maio

Antes de decidir pelo PSD, Leite chegou a ser sondado pelo MDB, mas as conversas não avançaram.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, vai se filiar ao PSD no próximo dia 6 de maio, durante um evento marcado para acontecer em Porto Alegre. A mudança confirma as articulações que vinham sendo feitas com o presidente do partido, Gilberto Kassab, e com outras lideranças regionais.

A saída de Leite do PSDB reflete o enfraquecimento da sigla no cenário nacional. Com a desfiliação dele e da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, restará apenas um governador tucano em todo o país: Eduardo Riedel, do Mato Grosso do Sul.

Foto: Valter Campanato/Agência BrasilEduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul
Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul

Antes de decidir pelo PSD, Leite chegou a ser sondado pelo MDB, mas as conversas não avançaram. A ida para o novo partido representa uma movimentação estratégica de olho nas eleições de 2026.

Apesar disso, não há garantia de que Eduardo Leite será o nome do PSD para disputar a Presidência da República. Em 2022, Kassab chegou a oferecer a legenda ao governador gaúcho, que optou por tentar a reeleição pelo PSDB. Atualmente, o nome mais cotado dentro do partido para uma eventual candidatura nacional é o do governador do Paraná, Ratinho Júnior.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.
$(function () { $('.bt-alterna').click(function () { $(this).toggleClass('open_search'); }) $('[aria-expanded="false"]').click(function () { $(this).toggleClass('open_search1'); }) }); -->