O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior, informou que a partir da próxima terça-feira (13), aposentados e pensionistas que tiveram descontos associativos não autorizados em seus contracheques começarão a ser notificados. Ao todo, cerca de 27 milhões de segurados receberão avisos por meio do aplicativo Meu INSS.
Além dos beneficiários que sofreram descontos indevidos, também serão informadas as pessoas que nunca autorizaram qualquer débito desse tipo, reforçando a transparência da ação. A partir de quarta-feira (14), os segurados que identificarem descontos em folha deverão confirmar se autorizaram a cobrança ou se foram vítimas de fraude. Em caso de irregularidade, será possível solicitar o ressarcimento de forma simples e direta.

O que fazer se for notificado
Se você receber a notificação informando sobre um desconto indevido, poderá solicitar o reembolso diretamente pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135, sem a necessidade de enviar documentos ou preencher formulários. Basta registrar que não reconhece o valor descontado para dar início ao processo.
Durante entrevista coletiva, o INSS explicou que, assim que o segurado faz a contestação, o sistema gera automaticamente uma cobrança para a entidade responsável pelo desconto. Essa entidade terá até 15 dias úteis para apresentar justificativas ou providenciar o reembolso. Após esse prazo, o valor será devolvido diretamente na conta bancária onde o beneficiário recebe seus pagamentos mensais.
Ver todos os comentários | 0 |