A Superintendência Regional do Trabalho no Ceará (SRT) informou que cerca de 17 trabalhadores dos estados do Piauí e do Maranhão foram resgatados em situação análoga à escravidão no Ceará. A ação contou com o apoio do Ministério Público do Trabalho e da Polícia Federal.
As vítimas foram encontradas em condições precárias em um alojamento de obra na cidade de Pacatuba. Eles não possuíam acesso a água potável, segundo a SRT. A ação policial ocorreu na semana passada; contudo, as informações foram divulgadas pelas autoridades apenas nesta segunda-feira (27).
Ainda segundo a superintendência, durante a fiscalização também foi constatado que os trabalhadores não utilizavam equipamentos de segurança. Devido a isso, uma das vítimas chegou a sofrer um acidente de trabalho. Eles também sofriam descontos indevidos no salário.
Com o que foi apurado durante a ação, a obra foi embargada e a empresa responsável foi intimada a pagar os salários das vítimas. Os 17 trabalhadores foram encaminhados para seus estados de origem.