Fechar
GP1

Fortaleza - Ceará

Primeiro pároco da Igreja do Cristo Rei padre Pedro Maione morre aos 97 anos

Padre Pedro Biondan Maione chegou à Teresina em 6 de março de 1964 e iniciou sua trajetória no Piauí.

O padre Pedro Biondan Maione, de fé inabalável e amor profundo pela humanidade, que dedicou sua vida ao serviço dos outros e foi o primeiro pároco da Igreja do Cristo Rei em Teresina, morreu na noite do último dia 30 de novembro na Casa de Saúde dos Jesuítas, em Fortaleza (CE). Biondan foi ordenado presbítero em 1945, 19 anos depois, chegou à Teresina em 6 de março de 1964 e iniciou sua trajetória ministrando aulas de Filosofia e História Geral para o ensino médio no Colégio Diocesano. Em 1968, Dom Avelar Brandão Vilela, arcebispo da época, criou a Paróquia de Cristo Rei e o nomeou como primeiro pároco. Em uma entrevista concedida ao advogado Jacinto Teles, Padre Pedro compartilhou suas experiências ao servir a Deus.

A pedido do Papa João Paulo II e da Madre Teresa, Pedro Maione foi para a Albânia, país do Sudeste da Europa, para ajudar as irmãs espiritualmente, pois sua segunda língua era o inglês. O padre ficou três anos no país europeu e manteve contato com a Madre Teresa, a quem descreveu como “uma criatura de Deus”.

“O Papa João Paulo II falou para o nosso padre geral para que mandasse lá para a Albânia. Mas, foi a Madre Teresa quem indicou que eu fosse para lá, porque minha segunda língua era o inglês e as irmãs que estavam lá falavam inglês, então pediram para que eu ajudasse as irmãs espiritualmente. Madre Teresa era uma criatura de Deus. Fiquei três anos na Albânia e de vez em quando ficava em contato com a Madre Teresa, que era uma criatura de Deus”, disse Pedro Maione.

Vivência em Teresina

Em Teresina, onde cumpriu seu sacerdócio, Padre Pedro expressou seu amor pela cidade, considerando-a sua segunda cidade de nascimento. Ele também falou sobre sua atuação na Igreja do Cristo Rei, onde foi o primeiro pároco e criou a Fundação Cultural Cristo Rei.

“E sobre o meu sacerdócio em Teresina, digo com sinceridade, para mim é a minha segunda cidade de nascimento e que eu quero muito bem. Desde o começo fiquei impressionado. Eu estive em várias cidades do Brasil, sempre fui muito bem tratado, mas nunca como fui aqui em Teresina. Eu fui o primeiro pároco de lá, quando o bispo Dom Avelar, que era mui meu amigo, me enviou para lá. E foi lá onde criei a Fundação Cultural Cristo Rei”, expressou o padre.

Admiração ao Papa Francisco

Ao falar da sua admiração pelo Papa Francisco, Padre Pedro o descreveu como “um papa de primeira categoria, maravilhoso” e compartilhou seu conselho aos padres jovens, enfatizando a importância de ter uma vida espiritual profunda e ser obediente à igreja.

“Para mim, o Papa Francisco é um papa de primeira categoria, maravilhoso. E, exatamente por isso, encontra dificuldade até na igreja. É um grandíssimo papa, espiritualmente e também com ótimas ideias. E meu conselho aos padres jovens é que em primeiro lugar, ter vida espiritual profunda e depois ser obediente à igreja”, declarou.

Opiniões sobre a Igreja

Questionado sobre questões mais internas da Igreja, como instituição, Pedro Maione se mostrou totalmente favorável ao celibato e argumentou seu apoio ao desejo do Papa Francisco de que as mulheres ocupem mais espaço na igreja. Sobre seu tempo em Teresina, ele disse que isso depende de seus superiores, mas destacou o desejo que tinha de visitar a Itália.

“Eu sou totalmente favorável ao celibato. Sobre as mulheres na igreja, é um desejo muito grande do papa que elas ocupem mais espaço. Às vezes se encontra dificuldade em nossas mentalidades fechadas, mas esse é o desejo do papa. E sobre meu tempo em Teresina, isso depende dos meus superiores. Eu sou religioso e cumpro voto de obediência. Se eu pudesse eu voltaria à Itália, mas para visitar, não para ficar. Além disso, hoje minha nacionalidade é somente brasileira, porque na época em que pedi [transferência de nacionalidade] só podia ficar uma e tiraram a italiana. Agora mudou, eu poderia pedir a italiana, mas para quê?”, confidenciou.

Por fim, Padre Pedro deixou uma mensagem para os cristãos, pedindo fidelidade verdadeira à igreja e amor genuíno por Nosso Senhor e Nossa Senhora. “Minha mensagem é da fidelidade verdadeira à igreja e amar muito Nosso Senhor e Nossa Senhora, de verdade, não apenas com palavras”, finalizou o padre.

Arquidiocese lamentou a morte do Padre Pedro

Em nota de falecimento, a Arquidiocese de Teresina se solidarizou com a Companhia de pelo falecimento do Padre Pedro Biondan Maione e expressou gratidão por todos os anos de missão em nossa Igreja.

Confira a nota na íntegra

A Arquidiocese de Teresina se solidariza com a Companhia de Jesus (Ordem dos Jesuítas) pelo falecimento do Padre Pedro Biondan Maione SJ, ocorrido na noite desta quinta-feira, dia 30 de novembro, na Casa de Saúde dos Jesuítas, localizada na cidade de Fortaleza (CE).

Ordenado presbítero no ano de 1945, Padre Pedro chegou a Teresina em 6 de março de 1964. Iniciou sua trajetória ministrando aulas de Filosofia e História Geral para o científico – como era chamado o ensino médio – no Colégio Diocesano. Quatro anos depois, Dom Avelar Brandão Vilela, arcebispo da época, criou a Paróquia de Cristo Rei e o nomeou como primeiro pároco.

Na sua ação social e missionária, visitava todas as famílias do bairro Cristo Rei, levando conforto necessário e sendo presença de Jesus em meio as pessoas mais vulneráveis, sendo sempre uma mão estendida e um coração pulsante, dilatado de amor por Cristo no pobre. Marcou toda uma época com a prática dos exercícios e da espiritualidade inaciana em Teresina, oferecendo conselhos, confissões, e sendo um grande diretor espiritual.

Confiantes na esperança da Vida Eterna e na certeza de que Deus o acolherá em seu reino, expressamos profunda gratidão por todos os anos de missão em nossa Igreja. Que o seu testemunho continue a inspirar muitas vidas e vocações no serviço do Reino!

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.