A empresa multinacional Apple Inc. deverá pagar uma indenização de US$ 50 milhões aos usuários insatisfeitos com o teclado de alguns de seus notebooks. A decisão foi proferida pelo juiz distrital Edward Davila, de San José, na California, Estados Unidos da América.

Ao todo, aproximadamente 90 mil pessoas irão receber as indenizações. Os valores que devem ser pagos a cada um desses usuários variam entre U$$ 50 e US$ 395.

A reclamação desses clientes é sobre o “teclado borboleta”, lançado pela Apple em 2015. Desde que foi lançado, houve várias reclamações a respeito do mau funcionamento desses teclados.

Esse mecanismo sofria com o acúmulo de poeira sob as teclas, resultando em teclas que não respondiam adequadamente ou até mesmo ficavam travadas, impedindo a digitação normal.

Os modelos de MacBook (2015-2017), MacBook Pro (2016-2019) e MacBook Air (2018-2019) foram os principais alvos de reclamações e argumentações no processo.

Após um tempo, a empresa decidiu substituir o teclado borboleta pelo teclado de tesoura, já utilizado nos modelos anteriores de Macbooks.