O robô de exploração Perseverance, da Nasa, descobriu matérias orgânicas em uma cratera em Marte. O equipamento foi lançado em 2020 com o intuito de encontrar sinais de vida no planeta.

A informação foi divulgada pela revista “Nature” na quarta-feira (12). O local onde encontraram o material foi na cratera Jazero, que foi um lago há bilhões de anos.

Ainda não se sabe quais moléculas especificas foram encontradas pelo Perseverance. Os cientistas teorizam que a interação entre a água e a rocha ou a colisão de meteoros formaram os compostos orgânicos encontrados na cratera.

“Nossas descobertas sugerem que pode haver uma diversidade de moléculas aromáticas predominantes na superfície marciana, e esses materiais persistem apesar da exposição às condições da superfície. Essas potenciais moléculas orgânicas são amplamente encontradas em minerais ligados a processos aquosos, indicando que esses processos podem ter tido um papel fundamental na síntese, transporte ou preservação orgânica”, relataram os cientistas.