Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Instagram vai usar inteligência artificial para verificar idade no Brasil

Para menores que alterarem idade, o Instagram vai exigir duas etapas adicionais para justificar mudança.

Em mais uma medida para proteger menores de idade, o Instagram está expandindo os testes de verificação de idade dos usuários da plataforma no Brasil e na Índia. Dessa vez, o app vai usar inteligência artificial para checar informações.

Para menores de idade que alterarem a idade para 18 anos ou mais no Instagram, o aplicativo da Meta (empresa também dona do Facebook e WhatsApp) vai exigir duas etapas adicionais para justificar a mudança etária: carregamento de um documento comprobatório de idade e a gravação de um vídeo tirado da câmera frontal do celular.

Nesse último caso, o Instagram vai utilizar a inteligência artificial da Yoti, empresa que estima a idade do jovem a partir de feições faciais. A Meta garante que a ferramenta não reconhece identidade (apenas a faixa etária) e que todo conteúdo é excluído após a análise.

Segundo a Yoti, a IA trabalha com um banco de imagens de pessoas anônimas em todo o mundo, utilizado para treinar o algoritmo para reconhecer idades de menores de idade.

Além disso, outra medida é a confirmação de idade feita por terceiros. Ao pedir a mudança etária no app, o usuário poderá indicar três amigos para confirmar a faixa etária superior a 18 anos de idade. Essas três indicações deverão dar uma resposta em até 3 dias.

Essas funções já estavam em teste para usuários dos Estados Unidos desde junho deste ano.

Esses recursos complementam outras novidades reveladas no ano passado para menores de idade. Em 2021, passou a exigir a data de nascimento de todos os usuários e começou a impedir o contato entre contas de adultos e menores de idade desconhecidos — ou seja, que não são amigos no aplicativo.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.