Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Google faz parceria com o Serviço Geológico e terá alerta de inundações

O serviço de inteligência irá utilizar dados do SGB para alertar a população sobre possíveis inundações.

A parceria entre o Google e o Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) vai ajudar famílias e agentes públicos a se prevenirem em relação a inundações de rios, que atingem principalmente comunidades ribeirinhas.

O serviço de inteligência da plataforma utilizará dados do SGB, como os de meteorologia, nível de água dos rios e imagens de satélite. O alerta passará informações sobre as condições dos rios, permitindo um deslocamento preventivo.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil está entre os principais países expostos aos riscos de inundações ribeirinhas do mundo. Normalmente, os períodos de chuvas intensas, que acontecem entre os meses de dezembro e janeiro, a população sofre com as intensas chuvas e perdem suas casas e objetos pessoais.

Devido as mudanças climáticas, o problema se agravou mais e as pessoas que vivem próximas aos rios são as mais afetadas.

O SGB já opera em 17 bacias hidrográficas do território brasileiro com o monitoramento de chuvas e níveis de risco hidrológicos, com o envio de boletins e alertas sobre as possíveis inundações.

Com a parceria fechada com o Google, esses dados serão públicos e todos terão acesso, podendo se informar sobre a situação das chuvas. A tecnologia já é utilizada em outros países, como índia e Bangladesh.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.