Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

China lança com sucesso segundo módulo de sua estação espacial

Batizada Tiangong, estação deve estar operacional até o final do ano; e 3º deve ser lançado em outubro.

A China lançou neste domingo, 24, o segundo dos três módulos da estação espacial que está construindo. O lançamento foi transmitido ao vivo pelo canal de televisão estatal do país (CCTV).

O módulo, chamado Wentian, que pesa cerca de 20 toneladas, sem astronautas a bordo, foi impulsionado por um foguete Longa Marcha 5B às 3h22 (horário de Brasília), do centro de lançamento de Wenchang, no sul do país.

Batizada Tiangong (Palácio Celestial, em tradução literal), mas também conhecida pela sigla CSS (de Estação Espacial Chinesa, em inglês), a estação deve estar totalmente operacional até o final do ano. Depois do Wentian, os astronautas da missão Shenzhou-14, que já moram na estação, receberão o terceiro módulo, o Mengtian, no mês de outubro.

Com a terceira “peça”, a estação terá formato de "T". Será semelhante, em tamanho, à antiga estação espacial soviético-russa Mir. A “expectativa de vida” é de, ao menos, dez anos.

A China vem investindo bilhões de dólares em seu programa espacial há várias décadas. O gigante asiático enviou seu primeiro astronauta ao espaço em 2003.

Em 2019, o país colocou um aparelho no lado oculto da Lua, um evento inédito em todo o mundo. Em 2020, coletou amostras do satélite da Terra e, no ano seguinte, enviou um pequeno robô para Marte.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.