Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Cientistas registram foto que pode desvendar mistério em buraco negro

O estudo foi publicado por astrônomos nessa quarta-feira (26), na revista científica Nature.

Foi publicado nessa quarta-feira (26), o primeiro registro de um buraco negro lançando um jato de matéria. O estudo foi publicado por astrônomos na revista científica Nature. A suspeita dos cientistas é que o fenômeno tenha sido expelido pelo buraco negro M87*, que fica na galáxia Messier 87, a 55 milhões de anos-luz da Terra.

Segundo o principal autor do estudo, Ru-Sen Lu, que também é membro do Observatório Astronômico de Xangai, o jato é oriundo das regiões próximas aos buracos negros, e que fenômenos como esse serão aprofundados.

“Sabemos que os jatos são expelidos da região que cerca os buracos negros, porém, ainda não entendemos tudo o que acontece. Para estuda-los diretamente, precisamos observar a origem do jato o mais próximo possível do buraco negro”, explicou o cientista chinês.

Na imagem publicada na revista, é possível ver o momento em que o jato entra em contato com a matéria que gira em torno do buraco negro. Conforme a matéria gira em torno do corpo celeste, ela vai se aquecendo até que por fim emite uma luz.

Já com a luminosidade, o corpo celeste dobra de tamanho e captura partes da luz emitida pela matéria. Com todo o fenômeno, é formada a imagem semelhante a um anel. Para compreender melhor sobre a emissão dos jatos, os astrônomos planejam observar a região existente no centro de M87*.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.