Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Calendário astronômico: confira quando haverá eclipse em março de 2024

Os eclipses penumbrais da Lua ocorrem quando o nosso satélite natural entra na penumbra da Terra.

Neste mês, os amantes da astronomia terão a oportunidade de testemunhar o fenômeno Eclipse Penumbral da Lua. Este evento acontecerá nas noites de 24 e 25 de março e será visível em todo o Brasil.

Os eclipses penumbrais da Lua ocorrem quando o nosso satélite natural entra na penumbra da Terra. Na penumbra, a luz solar é parcialmente bloqueada pela Terra, causando um escurecimento sutil na superfície da Lua. Embora não seja tão dramático quanto um eclipse lunar total, onde a Lua passa pela sombra mais escura da Terra, os eclipses penumbrais ainda oferecem um espetáculo notável para os observadores.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Eclipse
Eclipse

Ainda em 2024, teremos 2 eclipses solares: um total (quando a Lua bloqueia toda a luz do Sol), em 8 de abril, e um anular (quando o Sol forma um anel ao redor da sombra da Lua), em 2 de outubro.

O que são Eclipses?

Os eclipses são eventos astronômicos que ocorrem quando um astro é obscurecido total ou parcialmente pela interposição de outro corpo celeste entre ele e a fonte de luz. No caso dos eclipses solares, a Lua bloqueia a luz do Sol, resultando em um escurecimento temporário da Terra. Já nos eclipses lunares, é a Terra que se interpõe entre o Sol e a Lua, causando uma sombra na superfície lunar.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.