Sri Prem Tata, a crença de cada um; Ou O que você acredita, torna-se a sua lei

- atualizado

O fiel escudeiro de Tata havia ido, por alguns dias, a um vilarejo próximo e retornara bastante incomodado com o que vira. Apesar das suas dúvidas o inquietarem, ele não queria incomodar o mestre. Entretanto o impasse não durou muito. Certo de que o mestre resolveria mais essa questão, o procurou e indagou.

_ Mestre Tata, estive em um vilarejo próximo e conversei com várias pessoas que entendem que para alcançar o Nirvana é necessário sofrer e procuram deliberadamente situações de autoflagelo e auto sabotagem. Como isso é possível?

Tata, após alguns poucos segundos, respondeu:

_ A realidade pessoal é criada a partir do sistema de crenças que o indivíduo possui. Se alguém entende que somente a partir do sofrimento e expiação alcançará a Iluminação, isso se aplicará a ele. Qualquer sistema de crença que seja incorporado pelo indivíduo como verdade, será o seu senhor.

_ Mas mestre, como fugir deste ciclo vicioso? Retrucou o inquieto aprendiz.

_ A expansão da consciência por meio do autoconhecimento e do sincero desejo de incorporar à vida diária as virtudes do perdão, humildade e gratidão. Caso essas virtudes sejam vivenciadas na prática, o indivíduo descobrirá que ele próprio já é o Amor que tanto busca, que ele próprio já é a Paz que tanto almeja, que a Iluminação já está dentro dele. Toda busca espiritual é uma aventura interior, os fenômenos exteriores são apenas projeções compensatórias do nosso modo de interpretação simbólico da realidade.

Voltar para a home

Todo conteúdo, imagem e/ou opiniões constantes aqui neste espaço são de responsabilidade civil e penal exclusiva do colunista. O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial do GP1.

Sobre o autor

Anastácio Aguiar é Psicanalista, Hipnólogo e Terapeuta de vidas passadas e escreve a Coluna desde 2008.