O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) cancelou sua presença na solenidade desta segunda-feira (8), em alusão ao primeiro ano do atos ocorridos na sede dos Três Poderes. O evento acontecerá nesta segunda-feira (8), no Congresso Nacional, em Brasília.

Lira justificou que a ausência é motivada por problemas de saúde envolvendo familiares. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi avisado da falta, ainda no domingo (07). Antes de cancelar, Lira seria um dos responsáveis por discursar no evento.

O presidente da Câmara usou as redes sociais, nesta segunda, para se manifestar sobre o “aniversário” do 8 de janeiro. “Há um ano as sedes dos 3 Poderes da República foram atacadas e depredadas num ato de violência que merece ser permanentemente repudiado. Todos os responsáveis devem ser punidos com o rigor da lei, dentro do devido processo legal”, disse Lira.

Lula foi quem convocou o evento desta segunda, que deve reunir 500 convidados, entre ministros, governadores e representantes do Legislativo e Judiciário. O ato de 8 de janeiro será nomeado de “Democracia Inabalada”. A solenidade também contará com uma “exposição sobre os ataques”.