Após o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidir cortar a taxa básica de juros em 0,50 ponto percentual, projeções econômicas apontam que a ação pode fazer com que a Selic termine 2023 abaixo de 12%.

Caso o BC mantenha o mesmo patamar da queda de juros nas 3 reuniões que restam até o fim do ano, a projeção econômica da Selic pode alcançar 11,75%. Na quarta-feira (02), a autarquia sinalizou que deve seguir com o ciclo de cortes na taxa básica de juros, ao mencionar “redução de mesma magnitude nas próximas reuniões”.

Quando a taxa foi reduzida, a decisão não foi unânime, com 5 votos a favor da queda de 0,50 ponto percentual e 4 diretores querendo uma baixa mais conservadora, em 0,25 ponto percentual. O presidente do BC, Roberto Campos Neto, deu o voto decisivo para o corte maior da taxa básica de juros.

O voto do chefe da autoridade monetária foi acompanhado de Gabriel Galípolo (Política Monetária) e Ailton Aquino (Fiscalização), indicados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a diretoria da autarquia.