Fechar
GP1

Economia e Negócios

Ciro Nogueira quer retomada responsável das atividades econômicas

O senador se dispôs a servir de ponte para o diálogo entre os empresários do estado, a prefeitura de Teresina e o governo estadual.

Ao participar, na manhã desta quarta-feira (10), de uma teleconferência com empresários de diversos setores da economia do Piauí, o senador Ciro Nogueira (Progressistas) defendeu que se deve reativar a economia, abrindo diversas atividades, mas com cautela e responsabilidade para que a retomada não represente um risco à saúde das pessoas e ao sistema de saúde do estado.

O senador se dispôs a servir de ponte para o diálogo entre os empresários do estado, a prefeitura de Teresina e o governo estadual. Ciro informou que tratou sobre a reabertura do país em reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes, “tenho muita esperança de que iremos vencer essa etapa, mas é preciso união e diálogo”.

Ciro disse que o ministro Guedes apresentou mecanismos que o deixaram entusiasmados quanto à retomada da economia, mas não poderia adiantar as medidas porque elas não foram ainda tornadas públicas.

Ele alertou para os riscos que representam posições extremistas no país, citando que seu partido, o Progressistas, tem buscado o diálogo e o estabelecimento de medidas que suavizem a crise, seja para os trabalhadores, seja para as empresas. Citou como exemplo o socorro emergencial, cuja proposta inicial era de R$ 200, mas foi para R$ 600 pela ação do seu partido. “Não tenho dúvidas de, se que não temos uma convulsão social no país, é em razão da ajuda”, ponderou.

  • Foto: Alef Leão/GP1Ciro NogueiraCiro Nogueira

Ele também reforçou sua ação parlamentar para facilitar o acesso a crédito de menor custo e com menos exigências e garantias. Ciro ressaltou que sente na pele o problema da paralisação das atividades empresariais porque ele próprio teve que fechar suas empresas.

Diálogo

O senador ouviu as demandas de diversos empresários e economistas do Piauí, os quais lembraram as dificuldades que as empresas do estado passam, com números como o encerramento das atividades de 6,3 mil empresas que não mais reabrirão as suas portas e o desligamento de 7 mil trabalhadores no mês passado.

O senador disse que deve haver diálogo entre empresas e setor público e que vai levar as demandas dos empresários ao prefeito Firmino Filho, a quem elogiou por sua postura de se orientar por um comitê técnico-científico na tomada de decisões quanto à retomada da economia.

Ele informou que o prefeito tem dados que indicam que os índices da covid-19 ainda estão em elevação na cidade de Teresina, porém concorda com as argumentações de que podem ser adotados critérios de retomada de atividades econômicas com protocolos sanitários que impeçam ou reduzam os riscos de contágio.

O senador sugeriu que o setor empresarial faça uma proposta de reabertura programada, assumindo compromissos com protocolos sanitários rígidos e negociando quais áreas da cidade e setores econômicos podem ser reabertos mais rapidamente e com maior segurança.

“Temos que aprender a conviver com a pandemia, porque ela será uma realidade presente em nossas vidas por longo tempo”, disse o senador ao lembrar que “a nossa economia precisa voltar a funcionar, mas sem prejuízo para o serviço de saúde e maior risco à vida das pessoas”.

A videoconferência em que o senador esteve foi organizada pela Rede Pense Piauí, com a participação de 45 empresários, executivos de empresas e economistas, sob a coordenação de Normando Sávio, do Sebrae Piauí.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.