Fechar
GP1

Economia e Negócios

Economista brasileiro Ilan Goldfajn é eleito presidente do BID

Ele foi escolhido com 80,1% dos votos e se tornou o primeiro brasileiro a presidir a instituição.

O ex-presidente do Banco Central Ilan Goldfajn foi eleito presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) na manhã deste domingo (20). Ele foi escolhido pela assembleia de governadores do BID com 80,1% dos votos e se tornou o primeiro brasileiro a presidir a instituição com sede em Washington, nos Estados Unidos.

Ilan Goldfajn disputou o cargo com Nicolás Eyzaguirre Guzmán (Chile); Gerardo Esquivel Hernández (México), Gerard Johnson, ex-funcionário do BID nomeado por Trindade e Tobago; e Cecilia Todesca Bocco (Argentina), que desistiu da disputa e não obteve nenhum voto.

O presidente eleito do BID foi indicado para a presidência do Banco Central por Henrique Meirelles, sob gestão do presidente Michel Temer (MDB) e assumiu o cargo em junho de 2016, onde permaneceu até 2019.

A vitória de Goldfajn foi confirmada pelo Ministério da Economia. "O resultado foi conquistado após campanha liderada pelo Ministério da Economia. O candidato brasileiro alcançou ampla maioria, superando os critérios de porcentual do capital votante do Banco e de apoio regional, o que permitiu que a eleição fosse concluída na primeira rodada", enfatizou.

Em outubro, o ministério da Economia confirmou a indicação de Ilan Goldfajn para concorrer ao cargo. Paulo Guedes, ministro da Economia, disse que o candidato concilia "ampla e bem-sucedida experiência profissional no setor público, em organismos multilaterais e no setor privado". Ele também destacou sua "sólida formação acadêmica", que, segundo ele, o qualificam para o exercício do cargo.

Quem é Ilan Goldfajn

Nascido em Haifa (Israel) em 1966, Goldfajn mudou-se para o de Rio de Janeiro ainda jovem. Ele se formou em Economia pela PUC-RJ (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) e concluiu mestrado na mesma instituição. Ele acumula passagens pelo FMI (Fundo Monetário Internacional) nos anos 1990 e pelo Itaú Unibanco entre 2009 e 2016, onde atuou como economista-chefe. Foi sócio da Gávea Investimentos e também deu aulas de economia na PUC fluminense no início dos anos 2000. Antes de assumir a presidência do BC, Ilan Goldfajn já havia sido diretor de política econômica da instituição entre 2000 e 2003.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.