Fechar
GP1

Economia e Negócios

Custo de vida apresenta redução em todas as faixas de renda, diz IPEA

O órgão também apontou que foi o segundo mês seguido com queda no custo de vida dos brasileiros.

Nessa terça-feira (13), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), divulgou um levantamento que aponta queda no custo de vida para todas as faixas de renda no mês de agosto. O órgão apontou também que foi o segundo mês seguido com deflação generalizada, fato que não ocorria desde julho de 2010.

O indicador IPEA de Inflação por Faixa de Renda, “registrou deflação para todas as faixas de renda, com variações entre -0,51% para o segmento de renda alta e -0,12% para a classe de renda muito baixa”, informou o instituto em nota. Assim, no acumulado entre janeiro e agosto, as taxas de inflação tiveram uma variação de 4,11% (renda média alta) e 4,94% (renda muito baixa).

No mês anterior, o custo de vida caiu 0,34% para a classe com renda muito baixa e 0,42% para a população de renda muito alta. De acordo com os dados, o pico ocorreu para quem está na faixa de renda média: redução de 0,85%.

No mês de agosto de 2021, o cenário era diferente. Aumento no custo de vida em todas as faixas e o pior resultado daquele período ficou para renda muito baixa, com inflação de 0,91%.

Conforme os dados, a queda do preço no setor de transportes impactou a melhora no custo de vida em agosto. A redução no segmento oscilou entre -0,42% (renda muito alta) e -0,96% (renda muito alta). No mês de junho, o presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou a lei que limita o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o diesel, gasolina, energia elétrica, comunicações e transportes coletivos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.