Fechar
GP1

Economia e Negócios

IBGE aponta que 14 mil piauienses trabalham no comércio eletrônico

O estudo faz parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) do IBGE.

Um levantamento do IBGE revelou que cerca de 14 mil pessoas no Piauí trabalham por meio de plataformas digitais de serviços ou de comércio eletrônico, o que representa 1,33% da população ocupada no estado, sem contar os servidores públicos e militares. Esse percentual é o terceiro menor do país, ficando acima apenas do Maranhão e do Acre.

O estudo faz parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) do IBGE, segundo a pesquisa, as plataformas digitais de serviços incluem aplicativos de táxi, de transporte particular de passageiros, de entrega de comida, produtos e de prestação de serviços gerais ou profissionais. Já as plataformas de comércio eletrônico são aquelas em que os trabalhadores obtêm clientes e efetuam vendas por meio da internet.

No Piauí, havia cerca de 10 mil pessoas ocupadas em plataformas digitais de serviços, o que correspondia a 0,9% do total da população ocupada no mercado de trabalho do estado (1,05 milhão de pessoas), excluídos os servidores públicos e militares. Esse foi o quarto menor percentual dentre os estados brasileiros, superando apenas o Acre (0,7%), o Maranhão (0,8%) e o Pará (0,8%).

Já nas plataformas de comércio eletrônico, havia cerca de 4 mil pessoas ocupadas como empregador ou por conta própria no Piauí, o que equivalia a aproximadamente 0,43% do total da população ocupada no mercado de trabalho do estado (1,05 milhão de pessoas), excluídos os servidores públicos e militares. Esse percentual também foi um dos menores do país, ficando à frente somente do Acre (0,2%), do Maranhão (0,3%) e do Pará (0,4%).

Em termos de participação percentual da população ocupada em plataformas digitais de serviços e comércio eletrônico, em relação ao total da população ocupada no mercado de trabalho, o Piauí ficou abaixo da média brasileira de 2,43%. No país, os estados com maior participação percentual foram o Rio de Janeiro (4,13%), o Distrito Federal (3,15%) e São Paulo (3,04%). Da região Nordeste, o maior percentual de participação foi o de Alagoas, com 2,48%, o sexto maior percentual do país.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.