Fechar
GP1

Economia e Negócios

Produção de veículos pode aumentar 4,7% em 2024, diz Anfavea

Brasil pode alcançar a marca de 3 milhões de veículos produzidos no país em aproximadamente 4 anos.

A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) prevê um aumento de 4,7% na produção de veículos em 2024, com uma produção estimada de 2,47 milhões de unidades, um acréscimo de aproximadamente 110 mil em relação a 2023. A produção de veículos leves deve crescer 3,3%, enquanto a de veículos pesados deve aumentar 30,1%.

No quesito da produção de veículos leves, que inclui carros, motos, vans e picapes, o Brasil deve passar de 2,23 milhões em 2023 para 2,31 milhões em 2024. Este crescimento é atribuído à recuperação econômica e à demanda do mercado.

Foto: Lucas Dias/GP1Cegonha com carros na concessionária
Cegonha com carros na concessionária

Por outro lado, a produção de veículos pesados, como ônibus e caminhões, deve ter um aumento mais expressivo, de 30,1%, alcançando 160 mil unidades. A Anfavea atribui este aumento à recuperação deste segmento, que teve um ano abaixo da média histórica de produção.

A associação também mencionou o impacto do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores) na produção de veículos. A mudança das taxas de controle de emissões de carbono do patamar P7 para o P8 levou as montadoras a paralisarem a fabricação de caminhões para vender seus estoques com a tecnologia antiga e iniciar um novo ciclo de produção.

Finalmente, a Anfavea declarou que o Brasil pode alcançar a marca de 3 milhões de veículos produzidos no país em aproximadamente 4 anos. Segundo a associação, o setor automobilístico brasileiro vem apresentando crescimento anualmente e as sinalizações de baixa de taxa de juros podem impulsionar ainda mais esses dados.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.