Fechar
GP1

Economia e Negócios

Mercado prevê baixa da inflação e alta do PIB em 2023

Essa é a segunda vez neste ano em que os analistas projetam uma redução na inflação para 2023.

Analistas de mercado projetam mudanças positivas no cenário econômico brasileiro, de acordo com o Boletim Focus divulgado pelo Banco Central. Após quase cinco meses de previsões negativas, as projeções apontam para uma inflação menor e um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2023.

Segundo o boletim, a estimativa para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) indica que a inflação fechará 2023 em 5,8%, o que representa uma queda em relação à projeção anterior de 6,03%. Essa é a segunda vez neste ano em que os analistas projetam uma redução na inflação para 2023.

No entanto, mesmo com essa queda, a estimativa ainda está acima da inflação oficial de 2022 (5,78%) e acima do teto da meta estabelecida (4,75%). Além disso, o Brasil registrou uma inflação acumulada de 2,7% de janeiro a abril, o que representa o 5º maior índice entre os países do G20, excluindo a Austrália, que publica dados trimestrais.

As projeções também indicam uma redução na inflação para 2024, com estimativa de 4,13%, em comparação com 4,15% na semana anterior. Para 2025, os analistas mantiveram a projeção do IPCA em 4%.

Em relação ao crescimento do PIB, o Boletim Focus aponta uma perspectiva de crescimento de 1,02% para 1,2% em 2023. Por outro lado, a previsão para 2024 indica uma queda no crescimento econômico, passando de 1,38% na semana anterior para 1,3% agora.

O Boletim Focus é divulgado semanalmente, resumindo as estatísticas com base nas expectativas de mercado coletadas até a sexta-feira anterior. O relatório apresenta gráficos e informações sobre as projeções para índices de preços, atividade econômica, câmbio, taxa Selic e outros indicadores. Vale ressaltar que as projeções são provenientes do mercado, não do Banco Central.

No que diz respeito à taxa de câmbio, os analistas projetaram uma queda, rompendo com várias semanas de estabilidade. A previsão é de que o dólar encerre o ano valendo R$ 5,15.

Quanto à taxa de juros, o mercado manteve a estimativa da semana anterior em 12,5%. Atualmente, a taxa Selic está em 13,75%, e o governo tem pressionado o Banco Central para que aprove uma redução. Para os anos de 2024 e 2025, os analistas mantiveram a projeção da taxa de juros em 10% e 9%, respectivamente.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.