Fechar
GP1

Economia e Negócios

Produção de veículos caiu 17% em junho no Brasil, diz Anfavea

Esse declínio na produção ocorreu em meio aos descontos do Governo Federal na compra de veículos.

A produção de veículos automotores caiu 17% em junho, comparado ao mês anterior, de acordo com dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). No total, foram produzidas 189,2 mil unidades no último mês, em comparação com as 227,9 mil unidades de maio.

O declínio na produção ocorreu em meio ao lançamento do programa do Governo Federal, que oferece descontos na compra de veículos. Em relação a junho de 2022, a produção registrou uma queda de 7,1%. No entanto, no acumulado do primeiro semestre de 2023 teve um aumento de 3,7% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

As exportações de veículos também foram afetadas, apresentando em junho uma queda de 17,4% em relação a maio e uma queda ainda mais expressiva de 22,6% em comparação a junho de 2022. Durante o primeiro semestre de 2023, foram vendidas 227,2 mil unidades para outros países.

Foto: Lucas Dias/GP1Cegonha com carros na concessionária
Cegonha com carros na concessionária

Já os veículos comerciais leves registraram uma retração de 11,6% em relação ao mês anterior, com a produção de 37,6 mil unidades em junho contra 42,5 mil unidades em maio. A produção de caminhões também foi afetada, apresentando uma diminuição de 16,2% em junho, totalizando 7.000 caminhões produzidos, em comparação com os 8.400 produzidos em maio. Por outro lado, a produção de ônibus teve um leve aumento de 0,1%, com a fabricação de 1.949 unidades em junho, apenas duas a mais do que em maio.

Essa queda na produção de veículos ocorreu mesmo após o governo ter oferecido subsídios no valor de R$ 1,8 bilhão às montadoras, com o objetivo de reduzir os preços de venda dos carros novos. No entanto, o encerramento do programa não impediu a queda nas vendas de veículos em junho. Os números refletem um cenário desafiador para a indústria automotiva, que continua enfrentando dificuldades diante de diversos fatores, como a escassez de insumos e o aumento dos custos de produção.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.