Fechar
GP1

Economia e Negócios

Receita Federal abre consulta da restituição do Imposto de Renda 2023

Neste lote, também serão contempladas restituições residuais de exercícios anteriores.

A consulta do quarto lote da restituição do Imposto de Renda (IR) 2023 foi liberada pela Receita Federal na quinta-feira (24), desde as 10h. Neste lote, também serão contempladas restituições residuais de exercícios anteriores. Confira aqui.

O Fisco prevê um crédito bancário total de R$ 7,5 bilhões. Do valor, R$ 914.419.749,81 referem-se ao quantitativo de contribuintes com prioridade.

Ao todo serão 6.118.310 contribuintes que terão direito ao lote, com as seguintes divisões:

- 11.960 contribuintes idosos acima de 80 anos;

- 86.427 contribuintes entre 60 e 79 anos;

- 9.065 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;

- 30.453 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;

- 219.288 contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a Declaração Pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX.

Foto: DivulgaçãoImposto de Renda
Imposto de Renda

Segundo a Receita Federal, também serão contemplados 5.761.117 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 29/05/2023. O pagamento da restituição do quarto lote acontece a partir do dia 31 de agosto. As datas do depósito de cada lote são estabelecidas por lei.

Como pedir a restituição?

O pagamento da restituição é feito diretamente na conta bancária ou poupança que esteja no nome do declarante e informada na declaração. O pagamento também pode ser feito por indicação da chave Pix. Caso o depósito não for realizado, por exemplo, se a conta informada for desativada, os valores ficarão salvos para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Como consultar a restituição?

Para consultar se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. Na página, o declarante pode realizar uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.