Fechar
GP1

Economia e Negócios

Setor industrial do Piauí demonstra preocupação com aprovação da Reforma Tributária

A preocupação se estendeu para o setor piauiense e o GP1 entrevistou o diretor econômico da FIEPI.

O setor industrial demonstrou preocupação com a quantidade de isenções e alíquotas diferenciadas que estão na Reforma Tributária em análise no Senado Federal. A discussão ocorreu durante uma audiência pública na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na última semana, em que representantes da indústria apontaram que se a lista de isenções crescer, haverá aumento de carga para outros setores.

A preocupação se estendeu para o setor piauiense e, para o GP1, o diretor de assuntos econômicos da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), ex-senador Freitas Neto, apontou os principais pontos que estão sendo observados durante a votação no Senado. “O setor industrial acompanhou com vivo interesse a tramitação da reforma tributária na Câmara dois Deputados, agora, fará a mesma coisa no Senado Federal. A preocupação do Piauí no setor industrial do Nordeste é aumentar o valor do fundo de desenvolvimento regional e o fundo de compensação dos benefícios fiscais”, destacou.

Foto: Alef Leão/GP1Ex-governador Freitas Neto
Ex-governador Freitas Neto

“Além disso, também há uma série de isenções para alguns setores e para outros não. É preciso ter cuidado, pois toda vez que há uma isenção vai refletir no IVA cheio”, complementou Freitas Neto ao GP1.

A Proposta de Emenda à Constituição cria regimes diferenciados em relação às regras gerais, prevendo, por exemplo, alíquota zerada ou com redução de 60% para setores como saúde, educação, dispositivos médicos, transporte coletivo e produtos agropecuários. Estes seriam os supostos setores “beneficiados”.

O que é reforma tributária?

A reforma tributária visa simplificar o sistema tributário brasileiro, substituindo tributos como PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS pelo Imposto sobre Operações com Bens e Serviços (IBS), modernizar o sistema, impulsionando a economia e promovendo competitividade empresarial.

Os objetivos da reforma tributária são:

- Simplificação: Reduzir o número de impostos e unificar tributos que possuem a mesma base de incidência.

- Transparência: Tornar o sistema tributário mais claro e compreensível para a população;

- Estímulo à Economia: Com um sistema tributário mais simples e eficiente, espera-se atrair mais investimentos ao Brasil.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.