Fechar
GP1

Economia e Negócios

Brasil registra alta de 9,2% no ano em venda de automóveis

Os números foram divulgados em balanço da Fenabrave e se referem ao acumulado até agosto.

A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgou, nesta segunda-feira (4), um balanço em que mostra um aumento de 9,22% nas vendas de automóveis. O número refere-se ao acumulado de janeiro a agosto em comparação com o mesmo período de 2022.

Na comparação entre agosto deste ano e agosto de 2022, houve retração de 1,1%, com a venda de 153,4 mil automóveis. Para Andreta Jr., presidente da Fenabrave, essa queda no mês de agosto é consequência do fim das medidas provisórias do Governo Federal, que ofereciam descontos na compra de veículos.

“As ações do Governo Federal permitiram o acesso do consumidor, que havia perdido poder de compra, aos veículos de entrada, o que demonstrou que o fator preço influencia na escala necessária para a recuperação do setor. As medidas provisórias foram muito importantes para aquecer, momentaneamente, o mercado”, analisou o executivo.

Além do fim das medidas provisórias, Andreta falou sobre as dificuldades na liberação de crédito, que tem impactado negativamente o setor. “Notamos que, nas últimas semanas, houve uma deterioração acentuada na liberação de crédito, com um aumento de cerca de 20% nas recusas de fichas de financiamento por parte das instituições financeiras. O crédito está restrito e isso afeta muito o mercado”, acrescentou.

Motos

Considerando o acumulado entre janeiro e agosto de 2023, 1,045 milhão de novas motocicletas foram emplacadas, o que representa um aumento de 21,17% nas vendas.

Caminhões

Nesse segmento, foi registrada a venda de 67,4 mil unidades considerando o acumulado de janeiro a agosto de 2023, o que representa uma queda de 16,6%.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.