O prefeito de Picos, Pablo Santos (MDB), definiu que a primeira-dama Anyara Santos será a candidata do seu grupo político à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) nas eleições de 2026. A decisão, tomada em consenso com a família, atende ao objetivo de manter a representação familiar no parlamento estadual.
Anyara já iniciou articulações políticas e vem conquistando apoios em agendas realizadas em diferentes municípios do Piauí. Prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e outras lideranças locais já manifestam apoio ao seu nome. Ela também se reuniu com o governador Rafael Fonteles , já como pré-candidata à deputada estadual, fortalecendo a construção de sua candidatura.
Em Teresina, Anyara conta com o apoio do vereador Bruno Vilarinho (PRD), que sempre teve parceria política com Pablo Santos desde quando ele era deputado estadual. Como a primeira-dama será o nome de Pablo Santos para herdar os seus votos, Vilarinho passará a apoiá-la em 2026.
A primeira-dama deve se filiar ao MDB, reforçando o projeto do partido de conquistar 12 cadeiras na Alepi. A pré-candidatura também ajuda a legenda na formação da chapa proporcional, especialmente no preenchimento das vagas femininas, exigidas pela legislação eleitoral.