O Ministério da Educação (MEC) anunciou a prorrogação do prazo para solicitação da isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Inicialmente previsto para terminar nesta sexta-feira (25), o período foi estendido até o dia 2 de maio.
Podem solicitar a isenção estudantes matriculados na 3ª série do ensino médio em escolas públicas declaradas no Censo Escolar; aqueles que concluíram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em instituições privadas; e candidatos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com registro ativo no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Estudantes beneficiários do programa Pé-de-Meia também estão aptos a fazer o pedido.

O processo deve ser realizado pela Página do Participante. Apesar da prorrogação, o MEC manteve a previsão de divulgação do resultado para o dia 12 de maio.
Além da isenção, o prazo para justificativa de ausência no Enem 2024 também foi prorrogado para o mesmo dia, 2 de maio. A justificativa é obrigatória para quem obteve isenção no ano passado, mas não compareceu às provas, e deseja solicitar o benefício novamente. A comprovação das razões para a ausência deve ser enviada pela Página do Participante.
Entre os motivos aceitos para justificar a falta estão: boletim de ocorrência por assalto ou furto, acidente de trânsito, morte na família, maternidade ou paternidade, acompanhamento de familiar em situação emergencial, privação de liberdade, problemas de saúde, deslocamento a trabalho e participação em intercâmbio acadêmico ou atividade curricular.
O resultado das análises das justificativas será divulgado em 12 de maio. O período para apresentação de recursos será entre os dias 12 e 16 de maio, com resultado final previsto para 22 de maio. Além disso, o MEC reforça que a aprovação do pedido de isenção ou da justificativa de ausência não garante a inscrição automática no Enem 2025. Para participar da edição deste ano, os candidatos deverão realizar a inscrição no prazo que ainda será divulgado.
O Enem é a principal avaliação do desempenho escolar ao final da educação básica no Brasil. A nota obtida pelos estudantes é utilizada para ingresso em universidades públicas e privadas, por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Ver todos os comentários | 0 |