Fechar
GP1

Entretenimento

Cultura Popular: O tema será debatido no Rio de Janeiro

II Encontro com Mestres Populares será realizado de 4 a 7 de novembro.

O Ministério da Cultura, por intermédio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID/MinC), e em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), realizará o II Encontro com Mestres Populares, como continuidade ao I Encontro, ocorrido em 2007.

Todas as atividades do Encontro serão realizadas na Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ, no período de 4 a 7 de novembro. As inscrições são gratuitas e limitadas.

A UFRJ participa deste evento por meio da Companhia Folclórica do Rio-UFRJ, criada em 1971 e recriada em 1987, com o intuito de preencher uma separação historicamente existente na universidade entre o saber erudito e o saber popular. Formada por estudantes e funcionários, a Companhia Folclórica concilia o trabalho acadêmico da pesquisa com montagens artísticas de danças e folguedos folclóricos brasileiros, revelando que lugar de cultura popular também é nos bancos universitários.

Os trabalhos desenvolvidos pela Companhia Folclórica do Rio-UFRJ são ligados ao mesmo foco de ação da SID: a Cultura Popular. Além das apresentações científicas em Seminários e Congressos, cursos e apresentações artísticas, a Companhia Folclórica propõe a realização anual de um encontro com os Mestres da Cultura Popular.

O objetivo do evento é estabelecer uma linha de diálogo entre os saberes acadêmico e popular, proporcionando um espaço de vivência prática e teórica, no qual os Mestres da Cultura Popular tenham a oportunidade de transmitir seus conhecimentos, por meio de oficinas, e discutir os problemas referentes às condições de produção e preservação dos saberes populares.

As ações construídas pelo I Encontro têm tido ressonância para o fortalecimento dos grupos tradicionais e seus Mestres. Está prevista a participação de representantes de manifestações como o Jongo, o Mineiro-pau e Boi-pintadinho, Folia de Reis, Fado, Batuque, Congadas, Bandas de Congo, Ticumbi e Cirandas (Paraty e Tarituba).

 

 

 

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.