O Santos tem mais sete batalhas na busca pela permanência na Série A do Campeonato Brasileiro. O empate contra o Corinthians, na Neo Quimica Arena, no domingo (29), mostra que a equipe também começa a ter poder de reação – o que se manifestou tão tardiamente na competição. O lance do gol santista, porém, levantou uma série de polêmicas sobre se havia sido pênalti ou não.

Anderson Daronco no primeiro momento não marcou a penalidade de Méndez em Soteldo. O VAR revisou o lance e detectou o contato do defensor corintiano, assim chamando o árbitro a revisar o lance na cabine do árbitro de vídeo, o que confirmou a infração que levou ao gol santista e mais um ponto somado. A insistência permaneceu e o presidente corintiano, Duílio Monteiro Alves, afirmou que a equipe “vai entrar com representação na CBF”.

Na manhã desta segunda-feira (30), como de praxe, a Confederação Brasileira de Futebol publicou o vídeo com a análise do VAR no lance do ataque santista. A revisão mostra que Méndez calça o pé de apoio de Soteldo. A conclusão da CBF é que a decisão foi acertada.

O lance aconteceu aos 48 minutos do segundo tempo, quando o Santos perdia por 1 a 0 para o Corinthians no gol contra de Jean Lucas. A pisada no que viria a ser o pé de apoio de Soteldo na continuidade do lance garantiu que o Santos dormisse mais uma noite fora da zona da degola. A parada seguinte é diante do Flamengo, na quarta-feira (1/11), no estádio Mané Garrincha.