O Nordeste pode ter até quatro representantes na Série A do Campeonato Brasileiro em 2024, após duas temporadas com apenas dois clubes da região. Caso se confirme, este será o maior número de times nordestinos na história dos pontos corridos e que só aconteceu quatro vezes nas 21 edições do torneio.

Com a vaga do Vitória já garantida após conquistar o acesso, liderando a Série B de ponta a ponta e com o Fortaleza estável na tabela, essa missão fica a cargo de Bahia e Sport. O Tricolor de Aço e o Leão, porém, estão em uma suada missão para garantir seus objetivos e a instabilidade tem reinado em ambos.

Foto: Divulgação/Sport Club do Recife
Diego Souza

De um lado, o Bahia segue na briga contra o rebaixamento e, de acordo com o site Infobola, ainda tem 51% de risco de queda à Série B do Brasileirão. A equipe comandada por Rogério Ceni soma 38 pontos em 34 rodadas do torneio.

Já o Sport, na Série B, tem sofrido para garantir vitórias e sofreu inúmeros golpes durante o ano que enfraqueceram o time, que passou 24 rodadas no G-4, mas agora é o quinto colocado do torneio. A equipe enfrenta o Vitória neste sábado e, em caso de derrota e com a combinação de vitórias nos jogos do Criciúma, Juventude e Atlético-GO, pode zerar qualquer chance de acesso. Segundo o Infobola, são 45% de chances de voltar a primeira divisão nacional.

Entre os times nordestinos que já estiveram na Série A, uma combinação com Vitória, Fortaleza, Bahia e Sport seria inédita, e a reedição de um feito que só aconteceu em 2018 e 2021, quando quatro times estiveram na primeira divisão.