Três times brasileiros abriram as oitavas de final da Libertadores da América 2023. A bola rolou para Fluminense, Athletico Paranaense e Internacional, que não conseguiram vencer suas partidas e chegam com desvantagem para os jogos de volta.

A noite deu início às 19h com o empate entre Argentinos Juniors e Fluminense em 1 a 1, no estádio Diego Armando Maradona, em Buenos Aires. O Tricolor das Laranjeiras começou a partida em desvantagem após Ávalos abrir o placar aos 14 minutos para a equipe adversária. No segundo tempo, quando o time de Fernando Diniz esboçou uma reação, o lateral Marcelo foi expulso ao pisar na perna de Sanchez, que chegou a entortar. Aos 76 minutos, o goleiro Arias também recebeu o cartão vermelho depois de cometer uma falta em Diego Barbosa, e, dez minutos depois, o clube carioca conseguiu empatar com um golaço de Samuel Xavier de fora da área. O resultado deixou o confronto aberto para o jogo de volta no Maracanã.

Foto: Marcelo Gonçalves/FFC
Fluminense empatou no final da partida com gol de Samuel Xavier

Às 21h, o Athletico-PR perdeu para o Bolívar por 3 a 1 de virada em La Paz. O Furacão marcou logo aos 9 minutos, com Erick, porém sofreu uma rápida reação da equipe boliviana, que empatou pouco tempo depois com Fernández e virou aos 27 minutos com Bejarano. O camisa nove da equipe adversária ainda fez o gol que sacramentou a vitória do Bolívar aos 76 minutos e colocou o time paranaense em grande desvantagem para o jogo de volta na Arena da Baixada.

No mesmo horário, o Internacional também perdeu de virada para o River Plate, por 2 a 1, no estádio Monumental. O Colorado abriu o placar no final do primeiro tempo, com Enner Valencia marcando pela primeira vez com a camisa da equipe gaúcha. No entanto, os argentinos voltaram melhores na etapa final e Solari fez os dois gols da vitória dos mandantes, aos 65 e aos 79 minutos. Com o resultado, o time de Eduardo Coudet precisa vencer por no mínimo um gol de diferença para levar a decisão aos pênaltis no Beira-Rio.

Os confrontos de volta das oitavas de final ocorrem na próxima terça-feira (08). Fluminense e Argentinos Juniors se enfrentam às 19h, enquanto Internacional contra River Plate e Athletico-PR contra Bolívar acontecem às 21h.