O armador 10 vezes All-Star, James Harden, foi multado pela NBA nesta terça-feira (22) em US$ 100.000, após seus recentes comentários sobre o presidente de operações de basquete do Philadelphia 76ers, Daryl Morey. Harden o descreveu como um "mentiroso" e uma pessoa com a qual ele "não faria mais parte da mesma organização".

A multa ocorre após a investigação aberta entre 14 e 17 de agosto pela liga para determinar se Harden estava adotando uma postura de que "não executaria os serviços solicitados em seu contrato de jogador, a menos que fosse negociado com outro time". Isso constitui uma clara violação ao novo acordo CBA recém-assinado.

Foto: Reprodução/Twitter
James Harden após a vitória dos Sixers no jogo 4 diante do Boston Celtics

A declaração do armador ocorreu durante um evento de publicidade da sua linha de tênis de basquete Adidas, realizado na China. Ao vivo, Harden falou e reiterou que "nunca faria parte de uma organização da qual ele faz parte". Essa declaração foi fundamental na aplicação da multa, segundo Adrian Wojnarowski.

Harden exerceu a sua opção de jogador no valor de US$ 35,6 milhões, após ficar ciente de que não teria o seu contrato renovado por um longo período no Philadelphia 76ers. Em seguida, o armador solicitou uma troca e tinha como destino predileto o Los Angeles Clippers. No entanto, o escritório dos Sixers se retirou das negociações e informou o atleta que conta com ele para o início do campo de treinamento.