Há 21 anos os brasileiros se firmaram na NBA e, até então, não haviam temporadas sem sequer um em alguma franquia. Este período se encerrou neste sábado (05), quando o armador Raul Neto deixou o Cleveland Cavaliers em direção ao Fenerbahçe, da Turquia, para disputar a EuroLeague.

Na seleção brasileira que vai disputar a Copa do Mundo entre os dias 25 de agosto e 10 de setembro, Raulzinho se apresentará ao seu novo time após o Mundial. Ele deixa a NBA após oito anos na liga.

Foto: Reprodução/Twitter
Raulzinho

“Fui muito feliz na NBA ao longo desses oito anos, melhorei meu basquete, ganhei espaço, provei o meu valor e joguei entre os melhores no mais alto nível. Fiquei bem empolgado com o projeto do Fener e estou animado para voltar a jogar na Europa, agora mais maduro, mais experiente, com mais bagagem. É um clube vencedor, que tem uma torcida apaixonada, mas só vou pensar na Turquia depois do Mundial. Minha cabela está aqui, cm a seleção brasileira, meu foco está na preparação para a Copa do Mundo. Temos um objetivo, que é fazer um bom campeonato e todos os esforços estão concentrados nisso.

Raulzinho chegou a NBA em 2015, depois de passar por San Sebastían e Múrcia, ambos da Liga Ouro, na Espanha. Ele deixou o Minas em 2011, aos 19 anos. Agora, todos os brasileiros na NBA estão fora da quadra: Marcelo Spliter e Leandrinho Barbosa são assistentes técnicos no Houston Rockets e Sacramento Kings. Já Anderson Varejão exerce um cargo de gestão em Cleveland.

O movimento de Raulzinho não é uma surpresa. Nos últimos meses vimos Yago do Santos sair do Flamengo e ir para o Ratiopharm Ulm, ser campeão da Bundesliga e agora ir para o Estrela Vermelha de Belgrado também disputar a Euro League. O mesmo com Bruno Caboclo, que assinou com clube da Veneza. Relembre.