O domingo (3) pode ser um dia histórico para o basquete brasileiro como há tempos não vivemos. Após a excelente vitória diante do Canadá, o Basquete Brasil está a uma vitória de garantir sua ida às quartas de final da Copa do Mundo de Basquete caso vença a Letônia. Mas os sonhos e objetivos são ainda maiores.

Foto: Divulgação/FIBA
Yago Mateus

No horizonte, os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024 e aqui a tarefa começa a desenrolar suas questões. Para garantir uma das duas vagas entre as seleções dos continentes americanos, a seguinte combinação de resultados precisa acontecer:

- Espanha vence Canadá

- Sérvia vence República Dominicana

- Itália vence Porto Rico

Não é fácil, mas também não é impossível.

A Letônia, que venceu a forte candidata ao título Espanha após um confronto emocionante, disputado até os últimos minutos, será um adversário duro para o Brasil. Algumas chaves para que o Basquete Brasileiro possa ter confiança na vitória são:

- Atenção as faltas: o Brasil teve Tim Soares e Lucas Dias eliminados com faltas diante do Canadá e a Letônia é um time muito mais físico do que os adversários enfrentados até o momento, a atenção defensiva para se manter em uma escalação grande é fundamental.

- Boas decisões: qual o momento de atacar? Gustavo de Conti colocará um plano de jogo parecido com o passado, ou haverá mudanças? Essas perguntas surgem para o momento ofensivo do Brasil: teremos diversas infiltrações ou testaremos nosso alcance a partir do perímetro são decisões que saberemos apenas no momento em que a bola for lançada ao alto.

- Bem-vindo, Lucas Dias: ele não é o MVP do NBB à toa, e apareceu em um habitat também conhecido muito bem: os momentos decisivos. Com Lucas ativo do perímetro e se mantendo em quadra o maior tempo possível, o Brasil tem um ótimo reforço.