O Basquete Brasil esteve muito próximo de uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024. Após a derrota para a ótima Letônia, a seleção ficou de olhos vidrados no confronto entre Espanha e Canadá nas oitavas de final e uma derrota dos canadenses era a credencial desejada, já que há apenas duas vagas para equipes dos continentes americanos. Ficamos de fora por três pontos. Foi difícil.

Agora, o caminho que se desenha pela frente também não é nada fácil e o Brasil vai em busca novamente de uma vaga olímpica no Pré-Olímpico. Também organizado pela Fiba, a disputa ainda passará pela definição de datas e locais.

Foto: Reprodução/Twitter
Yago Mateus

A competição inclui 24 países e 20 deles já estão confirmados. As quatro vagas sobressalentes advêm dos piores europeus na classificação da Copa do Mundo. Duas já estão definidas entre Itália e Letônia. Além do Brasil, também estarão presentes a Espanha, atual campeã mundial, e a Grécia.

A disputa do Pré-Olímpico acontece com quatro grupos de seis times cada. Os campeões de cada repartição ficam com uma vaga para Paris 2024, que tem 12 seleções na disputa do basquete – sete via Mundial e a França com vaga garantida enquanto sede.

Quem já está confirmado no Pré-Olímpico

Espanha

Eslovênia

Lituânia

Itália

Grécia

Brasil

Montenegro

Polônia

Porto Rico

República Dominicana

Turquia

Finlândia

Letônia

Nova Zelândia

Croácia

Geórgia

México

Filipinas

Angola

Costa do Marfim

Líbano

Egito

Bahamas

Bahrain