O Botafogo corre risco de sofrer punição pelo Supremo tribunal de Justiça Desportiva (STJD), por conta de uma das torcida organizadas do clube, a “Loucos pelo Botafogo”, ter usado um slogan adaptado da ofensiva nazista contra o comunismo “Antes morto que vermelho”. O caso aconteceu no último sábado (02), na partida contra o Flamengo.

Na ocasião, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) acionou o STJD, ao enviar uma notícia de infração disciplinar, em que aponta que o termo usado pela torcida botafoguense seria uma adaptação da ofensiva nazista alemã. A frase foi postada nas redes sociais da organizada, convocando os torcedores para o clássico. A procuradoria do tribunal analisa para dar sequência ao processo.

Foto: Arthur Barreto/Botafogo
Torcida do Botafogo antes do clássico contra o Flamengo

O slogan “Antes morto do que vermelho” é visto como uma possível adaptação da expressão alemã “Lieber tot als rot”, traduzido para o português em “Melhor morto que vermelho”, que era usado pela rádio Werwolf, comandada por Joseph Goebbels, ministro da Propaganda de Hitler.

Além disso, ABI também considera que o trecho usado pela organizada “Amanhã é guerra”, também é ofensivo e faz apologia ao ódio. De acordo com a instituição, ambas as frases usadas violam Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), com a multa podendo chegar até R$ 100 mil.