O Santos foi punido pela 3ª comissão disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) após confusão na Vila Belmiro no jogo contra o Fortaleza, que selou o rebaixamento do Peixe à Série B do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o Santos foi derrotado por 2 a 1, com gols de Marinho e Lucero.

Após a derrota e o primeiro rebaixamento da história do clube, os torcedores se revoltaram e bombas foram atiradas em campo. Além disso, O guichê da bilheteria do estádio também foi depredado, durante confusão dos torcedores da organizada do Santos contra a polícia, onde 11 policiais ficaram feridos.

Por conta disso, o clube foi denunciado no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de: desordens em sua praça de desporto; invasão do campo ou local da disputa do evento desportivo; lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo.

Com isto, o Santos foi condenado a disputar seis partidas com portões fechados na Série B do Campeonato Brasileiro. Além disso, o Peixe também vai pagar uma multa de R$ 100 mil. A decisão ainda cabe recurso.