A União das Associações Europeias de Futebol (UEFA) anunciou nesta sexta-feira (6) a aplicação de uma multa de 15 mil euros, cerca de R$ 91,1 mil, ao Real Madrid após um torcedor do clube ser flagrado fazendo uma saudação nazista antes do jogo de volta do playoff da Liga dos Campeões contra o Benfica, realizado na semana passada. O gesto foi registrado por câmeras de televisão nas arquibancadas do estádio Santiago Bernabéu e levou à abertura de procedimento disciplinar pela entidade responsável pelas competições europeias.

Além da multa financeira, a Uefa determinou o fechamento parcial de um setor do estádio do clube espanhol com capacidade para 500 torcedores. A sanção, no entanto, foi suspensa e só será aplicada caso ocorra um novo episódio semelhante em partidas futuras organizadas pela entidade. A decisão faz parte das medidas disciplinares previstas nos regulamentos da competição para casos envolvendo comportamentos considerados discriminatórios ou ofensivos nas arquibancadas.

Foto: Reprodução/ Instagram
Real Madrid altera o nome do estádio Santiago Bernabéu

Após a partida, o Real Madrid informou que identificou o torcedor envolvido e anunciou sua expulsão do estádio. O clube afirmou que adotou a medida depois que as imagens do gesto foram exibidas pela transmissão televisiva do confronto contra a equipe portuguesa. O jogo integrava a fase de playoff da Champions League e ocorreu no estádio Santiago Bernabéu, em Madri.

O confronto entre as duas equipes também foi marcado por outro episódio ocorrido na partida de ida, quando o atacante brasileiro Vinicius Junior acusou o jogador argentino Gianluca Prestianni, do Benfica, de tê-lo chamado de “macaco”. O atleta argentino negou a acusação. A Uefa informou que abriu investigação sobre o caso e decidiu suspender provisoriamente Prestianni enquanto analisa as circunstâncias do episódio.