Fechar
GP1

Alexânia - Goiás

Cliente arma emboscada e assassina próprio advogado em Goiás

A vítima era primo do prefeito de Alexânia (GO), e a prefeitura decretou luto oficial de três dias.

O advogado Charlesman da Costa Silvano, de 37 anos, foi assassinado a tiros na manhã de sábado (12), em Alexânia, no Entorno do Distrito Federal. O principal suspeito de cometer o crime, identificado como Gilberto Gomes de Oliveira, era um dos clientes atendidos pela vítima. O advogado era primo do prefeito da cidade e trabalhava também como assessor jurídico da prefeitura.

De acordo com informações da Polícia Civil, a principal motivação do crime é um caso de adultério entre a esposa do suspeito e o advogado. Os dois mantinham contato, pois Charlesman defendia o suspeito em uma série de processos na justiça, entre eles, o de tráfico de drogas. A mulher do suspeito afirmou em depoimento que durante uma discussão de casal, que ocorreu na noite de sexta-feira (11), revelou ao marido que teve um caso amoroso com o advogado em 2019, enquanto o marido estava na cadeia.

Foto: Reprodução/ OAB-GOCharlesman da Costa Silvano, de 37 anos, foi assassinado a tiros
Charlesman da Costa Silvano, de 37 anos, foi assassinado a tiros

Os policiais informaram que a mulher relatou que após a revelação o marido ficou “transtornado” e passou a noite “cheirando cocaína”. Já na manhã de sábado, Oliveira mandou mensagem ao advogado marcando um encontro com ele no Setor Clube Nova Flórida. Quando a vítima chegou ao local, o suspeito atirou ao menos sete vezes contra Charlesman.

Prisão do suspeito

Após encontrarem as mensagens trocadas pelos dois no celular do advogado, foi possível identificar o suspeito. O homem foi encontrado na casa da mãe dele e ameaçou os policias com uma faca ao receber voz de prisão, porém eles atiraram na perna dele e o levaram preso.

Já na prisão, o homem disse que a arma do crime estava na casa de um amigo. Quando as equipes policiais chegaram ao local foram recebidas com tiros, dando início a um confronto. Um dos suspeitos conseguiu pular o muro e fugiu e os outros três envolvidos foram alvejados, um morreu.

OAB se manifestou

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) se manifestou através de nota dizendo que “É inaceitável que, um dia após o 11 de agosto, data em que se comemora a essencialidade da advocacia para o sistema social e de Justiça, mais um colega tenha sido vítima de um crime bárbaro e carregado de extrema violência”, diz em trecho da nota.

A prefeitura de Alexânia decretou luto oficial de três dias.

Confira a nota da OAB na íntegra:

A Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Goiás (OAB-GO), representada pela Comissão de Direito e Prerrogativas (CDP), e a subseção de Alexânia atuaram cobrando das autoridades uma célere apuração e esclarecimentos, diante do brutal assassinato que tirou a vida do advogado Charlesman da Costa Silvano, na manhã deste sábado (12 de agosto). O suspeito de cometer o crime foi preso horas depois do ocorrido.

O presidente da CDP, Alexandre Pimentel, e o presidente da subseção de Alexânia, Valdivino Clarindo Lima, acionaram todas as instâncias competentes solicitando providências.

Segundo as investigações prévias, o advogado foi alvejado com sete tiros dentro do seu carro por um homem que estava em uma moto. O crime violento tem sinais de execução, conforme apurações preliminares da Polícia Civil.

É inaceitável que, um dia após o 11 de agosto - data em que se comemora a essencialidade da advocacia para o sistema social e de Justiça -, mais um colega tenha sido vítima de um crime bárbaro e carregado de extrema violência.

Atentar contra a vida de um advogado (a) representa atentar contra o Estado Democrático de Direito. Ceifar a vida de quem é responsável pelo direito de defesa significa um atentado contra a cidadania. Condutas bárbaras como essa devem ser exemplarmente coibidas e punidas para que o Estado de Direito e a cidadania prevaleçam.

A OAB-GO, ciente da seriedade com que a investigação deverá ser conduzida, vai acompanhar o andamento do trabalho das autoridades policiais para garantir que os culpados sejam responsabilizados e punidos sob o rigor da lei.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.