O papa Leão XIV pediu o fim da “barbárie da guerra” e defendeu uma solução pacífica para o Oriente Médio. O apelo foi feito neste domingo (20), após o ataque israelense à Paróquia da Sagrada Família, na Faixa de Gaza. Mesmo com a declaração do pontífice, autoridades locais informaram que 93 palestinos foram mortos.
Três pessoas morreram e outras 10 ficaram feridas, entre elas o padre Gabriele Romanelli, durante um ataque de Israel que atingiu a única igreja católica da Faixa de Gaza, na última quinta-feira (17). A Igreja da Sagrada Família servia como abrigo para pessoas que tiveram suas casas destruídas pela guerra. As vítimas foram identificadas como Saad Issa Kostandi Salameh, Foumia Issa Latif Ayyad e Najwa Ibrahim Latif Abu Daoud. Os sobreviventes foram levados para o Hospital Al-Ahli, em Gaza.
“Exijo o fim imediato da barbárie da guerra e uma resolução pacífica do conflito”, declarou o papa ao final da oração do Angelus deste domingo.
Segundo o Vaticano, o papa lançou um forte apelo pela paz e expressou pesar pelas vítimas do ataque israelense, que matou três cristãos. “Estou particularmente próximo de suas famílias e de todos os paroquianos. Este ato, infelizmente, soma-se aos ataques militares em curso contra a população civil e os locais de culto em Gaza”, afirmou o pontífice.
Leão XIV também pediu à comunidade internacional que respeite o direito humanitário e a obrigação de proteger os civis, bem como a proibição do castigo coletivo, do uso indiscriminado da força e do deslocamento forçado de populações.